Compartilhar:

A Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância é uma produção do Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, CEDJE) e a Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, RSC-DJE). Com sede em Montreal (Quebec, Canadá), essas duas organizações construíram, ao longo dos anos, uma impressionante rede internacional de especialistas que coletam, resumem e comentam, conforme seu campo de especialização, os conhecimentos científicos mais recentes sobre o desenvolvimento na primeira infância, desde a concepção das crianças até os cinco anos de idade.

A Enciclopédia tem como público-alvo os intervenientes, os planejadores de serviços, os tomadores de decisões políticas, assim como os pais. 

A maioria dos temas abordados é elaborada sob três perspectivas: desenvolvimento, serviços e políticas, sendo que os textos de especialistas que os compõem são redigidos por pesquisadores de fama internacional.  

Os resumos e os folhetos informativos (Um breve olhar sobre...) oferecem, por sua vez, uma versão abreviada, o essencial dos conhecimentos em um nível de linguagem adaptado aos diversos leitores.

A Enciclopédia também oferece uma subdivisão complementar que traz uma perspectiva própria de alguns meios ou algumas regiões: os comentários dos meios sociais. 

A Enciclopédia é uma ferramenta de referência exaustiva, confiável e fácil de utilizar, um recurso único e gratuito que visa promover a acessibilidade e a difusão dos melhores conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças pequenas. 

Financiadores

O desenvolvimento da Enciclopédia é possível graças à contribuição de diversos parceiros financiadores, entre os quais o Conselho de Pesquisas em Ciências Humanas do Canadá, a Universidade Laval e diversas fundações privadas. 

Os pontos de vista expressos na Enciclopédia não representam necessariamente as posições oficiais desses organismos. 

Para saber mais…

A Enciclopédia é produzida pelo Centro de Excelência sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, CEDJE) e pela Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, RSC-DJE).

Em especial, gostaríamos de agradecer os organismos que nos subsidiam e sustentam atualmente o desenvolvimento da Enciclopédia, ou seja:

Desde seu lançamento, em 2001, a realização da Enciclopédia se concretizou graças à contribuição de diversos parceiros:

O programa Marie Curie da União Europeia colabora para a difusão da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

A equipe

Os editores

  • Richard E. Tremblay, University College Dublin, Université de Montréal
  • Michel Boivin, Université Laval
  • Ray DeV. Peters, Queen’s University

A equipe

  • Coordenadora geral: Isabelle Vinet
  • Coordenadora da Enciclopédia: Valérie Bell
  • Coordenadora de projeto: Kristell Le Martret
  • Responsável pelas parcerias internacionais: Francisco Quiazua
  • Webmaster, técnica em documentação: Isabelle Poulin
  • Assistente administrativa: Aristeea Dobrinescu

Colaboradores

Os editores de desenvolvimento do tema são especialistas internacionais cuidadosamente selecionados cuja função é atualizar os temas existentes ou criar novos temas. 

Direitos de reprodução

A reprodução do conteúdo da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância é autorizada unicamente para fins educativos e não lucrativos.  Para tal, é preciso enviar uma solicitação escrita para cedje-ceecd@umontreal.ca 

Para saber mais…