Compartilhar:

Os programas pré-escolares oferecem serviços educacionais e de cuidados às crianças pequenas. Eles permitem o desenvolvimento de diversas habilidades de preparação para o ingresso na escola, como:

  • Habilidades sociais: capacidade de entender e interagir de forma eficaz com seus pares e adultos.
  • Habilidades linguísticas: capacidade de desenvolver habilidades linguísticas suficientes para aproveitar as experiências que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social e escolar.
  • Funções executivas: capacidade de manter e manipular as informações mentais, de planejar e regular seu próprio comportamento, de resolver problemas e de demonstrar criatividade.  
  • Auto-regulação emocional: capacidade de adaptar seu comportamento à situação, de controlar seus impulsos e de transferir a atenção conforme a necessidade. 
  • Auto-regulação no aprendizado. capacidade de postergar uma satisfação imediata para atingir objetivos de longo prazo, de manter a atenção, a perseverança e a concentração.

Os programas pré-escolares são especialmente úteis para estimular as crianças de famílias vulneráveis, ao longo de sua preparação para o ingresso na escola, colocando-os, assim, em pé de igualdade com as crianças das famílias mais favorecidas.